sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O que está acontecendo comigo ? estou virando um monstro

 
 
  • Por que tantas mudanças físicas ocorrem nesta fase?  
   Porque, a partir dos 10-11 anos, em média, o corpo começa a produzir maior quantidade de hormônios sexuais - osestrogênios na mulher e os androgênios no homem - e tudo vai mudando: a pele fica mais fina e mais oleosa e, por isso, as espinhas começam a aparecer, o que é uma chateação. Aumentam o odor do corpo e muda a textura dos cabelos. No entanto, cada pessoa é diferente em sua velocidade de desenvolvimento corporal e emocional.    

  • Qual a principal mudança?
   A principal mudança é o aumento da velocidade de crescimento ou o "pulo em altura", já que o adolescente ganha bastante altura durante os quatro ou cinco anos em que ocorre a puberdade. As moças, fazendo o contorno feminino conhecido como "violão", e os rapazes, ganhando massa muscular e fazendo o perfil atlético.

  • O corpo da menina é bem diferente do corpo do menino, certo?
   Sim! Na adolescência estas diferenças sexuais são maracantes: nas mulheres, as mamas começam a crescer, depois, os pêlos pubianos - mais conhecidos como pentelhos, e, a seguir, os pêlos axilares.
   Um tempo depois, em geral em torno dos 12-13 anos, acontece a menarca, que é a primeira menstruação - um sangramento vaginal, que a partir de então, ocorrerá todo mês.
   Nos rapazes, a genitália começa a crescer, isto é, o pênis, os testículos e a bolsa escrotal. Há também o aumento dos pêlos das pernas aumentam e, muitas vezes no tórax, em torno dos 14-15 anos.
   A barba e o bigode demoram mais um pouquinho, mas entre os 17 e 18 já começam a coçar e arranhar; a pele fica oleosa e as espinhas apareçem. E a voz muda totalmente, ficando amis rouca e diferente.

  • Será que tudo vai funcionar?
   Claro que sim. É natural que as pessoas se preocupem em saber se tudo está funcionando direitinho, Às vezes, o coração dispara e a pele esquenta, os sorrisos se transformam em choros da vontade de trocar todas essa sensações novas com alguém mais querido. Principalmente as experiências sexuais, que parecem ser mias complicadas para falar e até para sentir. O importante é não ter medo de falar o que se sente e entender como o corpo funciona.

  • Por que às vezes fica tudo tão difícil?
   Porque existem as mudanças emocionais. Nessa fase, sentimos a necessidade de provar que somos capazes de fazer o que quisermos, de dar e de formulara nossas próprias opiniões, de tomar o comando de nossa própria vida. Porém, ao mesmo tempo, existe ainda uma série de fatores, como a dependência emocional e a financeira, interagindo com todas essas questões. É uma fase em queremos ganhar o mundo, mas ainda há necessidade de ter apoio ou um colinho de mãe, com a aprovação ou reprovação para os saltos que queremos dar.Nessa fase, não dá para abrir mão do porto seguro que é a familia. Esse processo pode ser difícil, já que nem todas as pessoas compreendem com clareza esse monte de mudanças que ocorrem com o adolescente. 

  • Ter medo de falar, ter vergonha, não se sentir à vontade com os amigos, o que é isso?
   Às vezes sofremos porque ficamos imaginando que as pessoas pensam coisas ruins sobre nós, então, começamos a nos afastar, e ter medo de nos expor ou de nos relacionar. Na verdade, se pararmos para pensar, vamos que não temos condições de saber o que se passa na cabeça do outro, e às vezes sofremos muito por causa de fantasias ruins. O que importa é o valor que você sabe tem e não o julgamento que talvez façam de você.

  • Por que as meninas vivem grudadas com as amigas? 

   É natural que as pessoas se juntem a outras que possuem interesses comuns e troquem experiências com aqueles que passam pelas mesmas coisas. As meninas vivem vivem grudadas às suas amigas e os meninos vivem grudados com as meninas; às vezes também os meninos vivem grudados com as meninas, formando um grupinho inseparável. Não dá outra! É uma característica importante da adolescência.




  • A ' crise da adolescência ' é verdadeira? 
   Toda mudança traz inseguranças e momentos de dúvidas, incertezas, muitas angústias e confrontos, por isso a fase é chamada " crise da adolescência"! Mas, toda crise é também a oportunidade de  superação e resolução de problemas, que podem se redimensionados na busca de melhor qualidade de vida. As crises da adolescência deixam marcas profundas na personalidade, mas fazem parte da construção das verdades de cada pessoa. Os rodopios ou "dança das emoções", na busca de si mesmo(a), e nas tentativas de encontrar autonomia e independência, também podem fluir sem tantos turbilhões, quando existem o diálogo, o respeito e a vontade de ser mais feliz!


Fonte: Fala sério!
             Andrea Teixeira Matheus  
             Evelyn Eisenstein


Por:Adna
Ailana Caraolina
Catiussia Tâmara
Ellen
Iana
Janaina Brena
Kaique
Valerie


Equipe M1

Nenhum comentário:

Postar um comentário